Assinala-se a 10 de Maio de 2019, pelo 16º ano consecutivo, o Dia Mundial do Lúpus.
Comemorado pela primeira vez em 2004, o Dia Mundial do Lúpus é celebrado anualmente no dia 10 de Maio, e que desde essa data é também comemorado em Portugal.
Esta data tem como objetivo chamar a atenção para o impacto que esta doença tem em todo o mundo, bem como alertar para a necessidade de melhorar os serviços de saúde do paciente, aumentar a pesquisa sobre as suas causas e a cura, diagnosticar e tratar precocemente o Lúpus e obter melhores dados epidemiológicos sobre a prevalência global desta doença.
O Lúpus é uma doença crónica autoimune que pode afetar qualquer parte do corpo. Estima-se que 5 milhões de pessoas em todo o mundo tenham Lúpus.
Este ano pelo 16º ano, a comemoração assinala-se com várias actividades em todo o Mundo onde se incluem conferências educacionais, feiras de saúde, notícias nos média e promoções online, para aumentar a conscientização pública e estimular ações públicas e governamentais para melhor lidar com o Lúpus.
Deixamos-lhe as notícias sobre a temática
Jornal de Leiria: Testemunho de doente assinala Dia Mundial do Lúpus
Diário de Notícias assinala Dia Mundial do Lúpus
Já são mais de 100 as doenças autoimunes – como o Lúpus, que assinalou na sexta-feira o seu Dia Mundial – e estão a ganhar contornos de “epidemia” nos países desenvolvidos. Em Portugal, não se sabe números exatos, mas serão cerca de meio milhão de doentes, cinco por cento da população nacional. O que está a levar o nosso sistema imunitário a virar-se contra nós? Leia o artigo completo AQUI.
TVI – Diário da Manhã
Lúpus: a “doença matreira” no que toca aos sintomas
Lúpus: desmistificar a doença para o mundo
O Lúpus Eritematoso Sistémico (LES), comumente conhecido apenas como Lúpus, é uma conectivite (doença do colagénio) sistémica difusa do tecido conjuntivo. Leia o artigo completo AQUI.
Lúpus é uma guerra aberta dentro do próprio corpo
Quando o sistema imunitário, que normalmente protege o organismo, se vira contra si próprio e o ataca. Leia o artigo completo AQUI.